Boldo rasteiro (boldinho)


Nome científico
Plectranthus ornatus
Outras denominações: boldo miúdo, boldo chinês.

Origem
Algumas fontes apontam ser do Mediterrâneo, do Oriente, da África e/ou da Índia.

Família
Lamiácias

Características
Herbácia perene, suculenta, de 30-40 cm de altura espalhando-se por cerca de 1m de largura. Muito ornamental. Flores roxo-azuladas, menos presentes se a planta for cultivada a meia-sombra. 
Atenção para não confundir o boldinho com outros tipos de boldo, pois existem vários, alguns inclusive são árvores de médio ou grande porte - o "boldo brasileiro", por exemplo (Plectranthus barbatus) atinge até 2,5m de altura, e o "boldo-do-chile" (Pneumus boldus) pode alcançar até 15m de altura.. Alguns dos outros tipos de boldo, com características diferentes do boldinho: "boldo baiano" (Vernonia condensata), "boldo de moita" (Plectranthus amboinicus), "boldo-gambá" (Plectranthus neochilus).

Luz e clima
Com sol pleno ou meia-sombra. Resistente às secas.

Rega
Regas regulares. O solo não pode ficar encharcado para não provocar o apodrecimento das raízes. É uma planta bastante resistente e tolerante à seca.

Solo
Prefere solos férteis, ricos em matéria orgânica, com boa drenagem.

Reprodução e cultivo
Fazer podas de limpeza após a floração para fortalecer a planta. Aceita bem as podas de formação ou contenção. O seu cheiro marcante e desagradável é apontado como capaz de afastar os cães e gatos dos jardins. Também por esse motivo é usado como repelente de insetos nas hortas.
Pode ser cultivado também em vasos. Reprodução por estacas, muito fácil de enraizar - podem ser plantadas diretamente no solo, ou mantidas em água até criarem raízes e depois transferidas para a terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manjericão

Sálvia