Funcho (erva-doce)

FUNCHO-VERDE ou ERVA-DOCE

Nome científico
Foeniculum vulgare.
Outras variedades: Funcho-púrpura (F.v.Purpureum), anis-doce ou erva-doce (Foeniculum dulce), felândrio ou funcho-aquático (Oenanthe phellandrium). 
Em outros idiomas: fenchel (alemão), hinojo (espanhol), fenouil commun (francês), fennel (inglês), finnochio (italiano).

Origem
Mediterrâneo.

Família
Umbelíferas

Luz
O funcho cresce na maioria das condições, mas prefere lugares ensolarados.

Rega e solo
Rega constante, porém sem encharcamento, em solo bem drenado.

Reprodução e cultivo
A partir das sementes - plantadas no início da primavera em covas com 5cm de profundidade e em fileiras distantes 35cm umas das outras - ou pela divisão das raízes. Quando a planta produzir as inflorescências (suas flores reúnem-se em buquês em forma de guarda-chuvas - umbelas -, com um número variável de hastes florais - dez a trinta) e as sementes estiverem verde-amareladas, corte as flores e mantenha-as num lugar quente e arejado até secarem bem; então chacoalhe para que as sementes se soltem. Se deixar as sementes secarem na planta elas tenderão a se desprender, saltando e espalhando-se pela horta (nesse caso, as plantas germinarão espontaneamente, sem precisar ser plantadas).

Uso culinário
As folhas novas, os caules e as sementes podem ser utilizados como temperos em peixes, carnes, sopas, molhos e saladas. Também o pólen das flores pode ser usado, adicionado a peixes, frutos do mar e legumes grelhados. As sementes podem ser moídas e adicionadas a bolos, especialmente os de fubá. Seu sabor é semelhante ao do anis.
Excelente para preparar água saborizada (junto com a hortelã e a melissa - acrescente um limão cortado ao meio). Também para chás.


Contraindicações
"Contraindicado para gestantes." (In: Minhas 500 ervas & plantas medicinais. Pe. Ivacir João Franco, fitoterapeuta, CNF 120. Editora Santuário, p. 161.)

Planta de cultivo similar: Salsa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manjericão

Boldo rasteiro (boldinho)

Sálvia