Hortelã\Menta


Nome científico
Mentha
Algumas variedades: Hortelã-comum (Mentha spicata)Hortelã-de-cheiro ou Hortelã-miúda (Mentha x villosa), Hortelã-pimenta (Mentha piperita), Hortelã-chocolate (Mentha piperita citrata), Hortelã-marroquina (M. s. Moroccan), Hortelã-branca (Mentha suaveolens), hortelã-da-montanha (Pycnanthemum pilosa), hortelã-ananás (M. s. variegata).
Em outros idiomas: pfeffermueze (alemão), paracari - menta (espanhol), menthe crépue - menthe (francês), peppermint (inglês), menta (italiano).

Origem
Sul da Europa e Mediterrâneo.

Família
Lamiácias

Luz e clima
Clima temperado, com sol pleno ou meia-sombra.

Rega
Copiosa. Precisam de bastante água, sendo regadas, preferencialmente, todos os dias.

Solo
Prefere solos argilosos, bem drenados e lugares ensolarados (solos quentes e secos). Mistura:1 parte de areia grossa\1 parte de terra comum de jardim\1 parte de terra vegetal ou composto curtido\ 1 parte de vermiculite ou turfa.

Reprodução e cultivo
É uma planta de comportamento invasor, que costuma se alastrar com muita facilidade, por isso, a menos que você tenha espaço para a hortelã se espalhar, ou que esteja disposto a monitorá-la, contendo-a constantemente, o melhor é cultivá-la em um vaso (mesmo assim, cuidado para não deixá-lo diretamente no solo, pois ela poderá sair pelos furos do fundo do vaso e se espalhar pela horta). Reprodução por estacas de galho ou por divisão de touceiras.

Uso culinário
Como tempero de carnes em geral, também em saladas. Excelente para preparar água saborizada (junto com o funcho e a melissa - acrescente um limão cortado ao meio, laranjinhas kinkan, e, se quiser, frutas vermelhas). Também para chás (entretanto, é bom lembrar que "em demasia pode provocar insônia"*).
As folhas podem ser secas à sombra, sobre uma folha de papel-toalha, bem individualizadas. Quando bem secas, podem ser guardadas em potes de vidro hermeticamente fechados e longe da luz e da umidade.

Plantas de cultivo similar: capuchinha, singônio, hera, dinheiro-em-penca.

* In: Minhas 500 ervas & plantas medicinais. Pe. Ivacir João Franco, Editora Santuário, 2013, p. 177-8.)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manjericão

Boldo rasteiro (boldinho)

Sálvia